200 Anos de Darwin: Explicando o Conceito de Seleção Natural

Pois é, Charles Darwin faz 200 anos e, por ocasião desta efeméride, vou tentar explicar, com exemplos práticos, o que é um dos principais conceitos da teoria da evolução: a seleção natural.

Primeiro, é importante lembrar que quem seleciona é a natureza, mas o principal veículo da escolha é a fêmea da espécie. Se esta prerrogativa fosse do macho, do jeito que pensamos com a cabeça de baixo, não existiriam mais neurônios funcionais na espécie! 

Basicamente, esse conceito é a essência da lei do mais forte presente na natureza. Basta lembrar, para dar início aos nossos exemplos, da história em que você e um amigo encontram um tigre no meio da selva. 

Você não precisa correr mais que o tigre. Basta correr mais que seu amigo!

Por conta disso, o mais forte sobreviveu (seu amigo, mais fraco nos 1.500 m. com obstáculos, sifu) e  procriará, garantindo um melhor material genético, provavelmente com a namorada gostosona do camarada que virou banquete do felino.

Não tem mistério. Padre voador morreu? Bom, tá certo que era padre, mas a natureza já garantiu que esse não procria...

Outro exemplo: a disputa entre homem e montanha. Quem alcança o pico do Everest, do K9, do Aconcágua ou do carayaquatro... 

Meus caros, o sucesso numa empreitada dessa não garante ao sujeito um triunfo genético, provando ser um membro superior da família dos primatas por ter vencido a montanha... Não é esse nosso objetivo nesse mundo, senão teríamos equipamento (natural, claro) compatível: cascos montanheses, pelagem resistente ao frio, sistema respiratório compatível, etc. Se morreu tentando a façanha, como já diriam os filósfos Hassum e Melhem, caguei: seleção natural.

Basta lembrar de outro post aqui do nosso boteco para saber qual o critério certo. Ao contrário, uma corrida desse tipo, só prova o tamanho da boçalidade do cerumano quando se trata de "vencer desafios" (urgh).

Ou seja, não basta vencer os obstáculos por que são obstáculos, o resultado desse embate tem que, de alguma maneira, contribuir para que as fêmeas da espécie nos vejam como um potencial guardião do melhor conteúdo genético da família. O obstáculo tem que representar o desafio certo e o resultado final apontar para um indivíduo vencedor!

Pos isso, esteja certo de que quando você tentar - e conseguir - bater o recorde mundial de maior corrente de clips de papel feita no mundo, não serás, por isso, considerado um gênio da raça!

Olhem para o BBB: várias mulheres gostariam de estar ao lado de um BBB, desfrutando da fama e não da cama do malandro! Ou seja, enquanto dura a fama (e os privilégios por ela trazidos), o camarada consegue comer gente, mas na hora da escolha da preservação da espécie, você leitora, escolheria o Cleber Bambam como matriz genética para seus filhos? 

É véio, é foda, tem que se esforçar pra garantir sua passagem de geração!

Vai por mim, tenha sucesso profissional, um aspecto saudável (nem precisa ser tão bem acabado assim) e uma postura positiva e vencedora! Meio caminho andado.

Podemos ser até um pouco mais radicais e propor, à bem do ser humano, a esterilização de alguns exemplares, garantindo automaticamente a melhoria genética da espécie:
  • Emos: Porra, vais querer um filho emo? De franjinha, miguxo e sensível  a ponto de ficar magoadinho por que o totó não lhe abanou o rabo hoje? Fala sério...
  • Jorges Vercílios: Garantia do banimento do gene do pentelhismo do nosso DNA. Forever!
  • Carlas Peres e afins: Tá, são gostosas, mas pense bem na sua filha quando olhar pra elas! Sua Amandinha, de 6 aninhos de idade, rebolando tanto que os neurônios migram pros pés! Tomou papudo?
  • Donos de carros tunados: Véio, já falamos disso aqui. Se liga na tara do malandro e avalia: esse cara garante algum futuro pra alguém, principalmente com o mundo correndo desesperado pra opções menos poluentes e ostentadoras, quando falamos de meios de transporte?
  • Apresentadores de programas dominicais: sem comentários...
  • Políticos do PMDB: Portadores do desvio genético associado ao fisiologismo, se perpetuam por gerações botando na sua rabeta em cada uma das eleições que disputam. Se especializaram em parasitar os governos eleitos, em troca de "base parlamentar".
Sei que vocês lembra de outros e aguardo sugestões, mas acho que já daríamos uma bela melhorada no material genético disponível no mercado...  

Um comentário:

Anônimo disse...

SENSACIONAL ESSE TEXTO!