Momento Futebol (de verdade)


É. Futebol de verdade mesmo, não esta melda praticada por soldados mercenários, desses que, a qualquer soldo, beijam o escudo da camisa ora vestida, jurando um amor que de eterno só tem o tempo de contrato.

O velhinho, abraçado a esposa na foto aí de cima, é o maior lateral esquerdo de todos os tempos, um monstro do futebol, cujo conhecimento da redonda e do relvado lhe rendeu o apelido - justo - de Enciclopédia... Enciclopédia do Futebol!

Era um defensor que não se jogava no chão, nos carrinhos desesperados que tanto vemos por aí. O roupeiro não tinha trabalho com o uniforme dele: entrava e saía liso, sem terra ou lama, só o suor de quem conhecia os atalhos do campo e o carinho da bola pra jogar. Aliás, jogar não: se exibir.

Os mais novos não tem ideia (eu mesmo só o conheci por um punhado de vídeos e pelas estórias contadas pelos tios alvinegros) do que foi este homem mas, só pra ilustrar, num torneio amistoso no México, jogando contra o Botafogo de Garrincha, Didi, Zagalo e Nilton Santos, o técnico do Boca Juniors virou para o seu lateral esquerdo, então encarregado (e deseperado com a incumbência) de marcar Garrincha, e mandou esta:

- Aí, você está vendo o número 6 deles? Pois é, vai lá, chega por trás antes de começar o jogo e passa a mão nas pernas dele. Ele é o Nilton Santos, o maior lateral esquerdo do mundo. Quem sabe se fazendo isso, você não recebe uma inspiração qualquer para pegar o torto?

Nilton Santos, em seus vinte e poucos anos de carreira, vestiu apenas duas camisas: Botafogo e Seleção Brasileira. Nilton Santos faz parte da selecão de todos os tempos da Fifa. Nilton Santos foi bi-campeão mundial como Brrasil (1958 e 1962) tendo sido o primeiro lateral a subir para o ataque (quase matando Feola do coração em 58) e marcar um gol. Nilton Santos, por seu caráter, paixão pelo alvinegro, técnica e capacidade de liderança, no futebol e no Botafogo, é meu ídolo.

Parafraseando a esposa de Nilton, D. Célia, não existiria Niton Santos sem o Botafogo nem o Botafogo sem Nilton Santos.

Aí embaixo tem o link para a compra e a imagem da camisa comemorativa do ídolo, reeditada pela Estilo Carioca e licenciada pelo Botafogo e pela Kappa (fornecedora oficial do clube) para ajudar a custear o tratamento de Nilton (20% do valor da camisa serão destinados para este fim), que tem problemas sérios de saúde. Se gostas de um uniforme retrô, já é uma oportunidade. Se és botafoguense, é sua obrigação comprar.


Um comentário:

Anônimo disse...

tá bom, Cremilson! Já entendemos que você quer uma!