The World Of Beer (Rau tchu bi a bebun)!

Pra quem acha que skol é cerveja e quanto mais gelada, melhor a dita cuja é, duas verdades insofismáveis:
  1. Skol, Brahma, Antartica e outros que-tais não são cervejas, nunca foram e, parafraseando o capitão Nascimento, nunca serão!
  2. Quanto mais gelada melhor foi o aproveitamento do calor senegalesco feito nos trópicos do ponto de vista do Marketing. Na verdade, o efeito do "mais gelada" é a anestesia do complexo buco-maxilofacial com a consequente impossibilidade de uso do paladar como elemento sensorial, garantindo a impossibilidade da crítica e a conclusão exposta no item anterior.
    Em miúdos: o bundão já pode beber mijo que a boca adormeceu!
Pois é, ditas estas verdades, vos convido a conhecer um pouca mais desta bebida cada vez mais popular e conhecida (em todos os seus estilos e sub-estilos) mas sem empáfia nem pretensão. Não fui um enochato e não serei aqui um zitochato, aliás, nem Zitologista (o cabra que estuda a cerveja) eu sou.

Sou um curioso e bebedor, nem mais nem menos, que você. Admito que depois que provei minha primeira trapista ou mesmo uma IPA, desisti da merda líquida que engarrafam na Ambev (e outras iguais) e parti numa trip de auto-conhecimento... auto-conhecimento de quanto eu posso pagar numa birra, bierre, beer, bier importada!

Hoje ainda falarei sobre neunhuma especificamente, mas apresentarei pra vocês todos os estilos, num infográfico que amarra as descendências de estilos e sub-estilos a partir dos dois principais deles:  Ales e Lagers. Bem sacada a figura:
 (Clique na Imagem para Ampliar)

As Lagers são cervejas de baixa (temperatura) fermentação, onde a  quebra dos açúcares com a consequente transformação em álcool acontece normalmente entre 6 a 12ºC. São cervejas menos complexas e vigorosas, com sua graduação alcoólica girando (não é uma regra absoluta) entre 4 e 5%.

Já as Ales são cervejas mais potentes e cuja complexidade é  mais evidente.  Fermentadas a temperaturas mais altas (entre 15 e 24ºC), é o estilo mais antigo de produzir a Cerva. O vigor e a força são mais sentidos. Definitivamente não é para fracos, com seus teores (de alguns sub-estilos) de álcool podendo chegar aos 16%!

(Fonte: Larousse da Cerveja, nem sei se é isso aí, mas como não muda em nada meu sentimento pelas dita cujas, um pingo de informação não custa)

Por hora é isso aí em cima. Viajem no infográfico que eu vou sortear algum estilo filho das Lagers pra falar e recomendar na segunda que vem. Agora dá licença que eu vou fazer um negóço ali e num volto...

Nenhum comentário: