O Cantinho das Concertinas

És filho de português, ó pá? Não?
Pois não tem cá nenhum problema. Basta gostar dum bom bacalhau e de um ambiente misto de pé-sujo com festa de família portuguesa e pronto, vais ser mais feliz que pinto no lixo!

Aos sábados, na CADEG (Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara), logo ali em Benfica, vais fazer a festa, comer a valer com brejas rachando o bico ou vinhos verdes portugueses igualmente rachadoires.

O boteco simples que, de segunda à sexta, atende o pessoal que flana pelos corredores da Central de Abastecimento, no sábado, se transforma em volta de grandes braseiros, um mini-palco improvisado e várias mesas e cadeiras desordenamente postas, numa festa (clichê mode: on) portuguesa com certeza (clichê mode: off).

O pessoal da colônia (ou agregados) se reúne para ouvir música portuguesa, quase sempre folclórica (pouco fado se vê por ali), comer e beber dos petiscos da casa, num clima absolutamente família e 100% - apesar do sotaque português- carioca, por conta da descontração e informalidade.

Para abrir os trabalhos, o bolinho de bacalhau é uma peça de arte, produzido em escala artesanal, exclusivamente pelo Carlinhos (proprietário dessa zorra toda) e sua esposa. Ele não deixa mais ninguém tocar nos ditos cujos pois, mui apropriadamente, não crê que ninguém vá fazê-los melhor do que ele. Até por isso, peça-os com antecedência, já que demoram a chegar à mesa.

Fora os bolinhos, as opções na brasa são o forte: Febras (filés de pernil de porco, adormecidos em vinhas d'alho), galetos, sardinhas portuguesas (legítimas, com direito à buço e pelo na perna) e o dito bacalhau do Porto. Tudo acompanhado com batatas cozidas, cebolas, vinagrete e pão.

Essa pajelança botequinesca é regada pelas concertinas, acordeons de 8 baixos, conhecidos no Rio Grande do Sul como gaitas. Geralmente são três concertinas, com mais um bumbo marcando e uma viola pontuando. Cantores se alternam mas, em comum, quem não for da terrinha dificilmente vai entendê-los! O certo é que animam tanto a festa que, num piscar d'olhos, em volta do palco vemos vários casais (ou não) dançando o Vira.

Bebe-se bem, come-se bem e, pasmem, a preços módicos. Fomos ontem em 7, com dois bacalhaus, duas Febras - cada porção serve bem 3 pessoas - uma quantidade razoável de líquidos, além de 24 bolinhos de bacalhau. Tudo por R$ 36,00 por cabeça.

As fotos abaixo são mais antigas pois ainda não recuperei as de ontem. Mas dá pra ter uma idéia.

A recomendação é a de que, querendo chegar, o façam até às 11:30, 11:40... Depois disso o lugar começa a encher e periga demorar pra conseguir, a despeito da boa-vontade dos garçons, lugar para sentar. Quando saímos ontem, umas 200 pessoas se fartavam por lá.


----------Amostra Grátis


--------------As Concertinas-------------------------Começou a encher...


----------Pra comer ajoelhado!
***************************
CADEG
Rua Capitão Félix 110 - Benfica
Cantinho das Concertinas (Bar For do mercado) Rua 16/Loja 11
Sábados à partir das 11:00 até (máomeno) 17:00

Nenhum comentário: